sábado, novembro 19, 2005

Padrão WEB

Tou pegando gosto com esse lance de padrão web. E hoje comecei a fazer um site pondo em prática tudo que estou aprendendo sobre o assunto.

Vou deixar a preguiça de lado e tirar o download do meu forum, vou deixá-lo somente para discutir os assuntos. Vou passar os arquivos para o site que estou fazendo. Vou aproveitar e deixar a galera contribuir também. Colocarei a opçõa de upload/cadastro e cadastro de dicas.

Tou usando tudo que tou aprendendo, JavaScript, AJAX (usando o CPaint), Tablelass, CSS, XHtml e PHP. Tá ficando massa. Tou bolando um esquema de acessar todo o conteúdo sem sair do index.php. Mas ainda falta aprender a utilizar seções e cookies.

Tou fazendo os CSS no programa TopStyle Lite 3.10 (free). E nada de usa tabela para construir o leiaute.

O código tou escrevendo no PHP Designer 2005 (free). Desde 97 que eu num fazia um html na unha (lembro até que eu colocava uma Gif "Powered by NotePad" no site), hehehe. Já tava acostumando no dreamwaver. Mas o PHP Designer facilita tudo, só sofre quem quer, hehehe. O mesmo para o TopStyle.

Sem falar que eu parei de fazer meu próprio site para colocar material sobre programação em 2002. Inda coloquei uns site na net depois disso, mas eu pegava pronto e cadastra os conteúdo.

Quando tive pronto eu aviso, hehehe. o Lance agora é saber Web Standards

Falows

sexta-feira, novembro 18, 2005

AJAX

Cabei de fazer meu primeiro script utilizando essa técnica. uebaaaaaaa

Deu trabalho, pq num achei nenhum tutorial, somente os exemplos que tem no site do CPaint (Cross-Platform Asynchronous INterface Toolkit). E uma pesquisada que dei no google de tarde, num tinha quase nada em português sobre o assunto. Sem falar que minha inteção era de fazer um esquema consultando o MySQL, e nos exemplos não tinha nada sobre banco de dados. Eu fiz utilizando um exemplo de uma calculadora que chama um arquivo php que faz a soma e devolve o resultado para o html que chamou, isso tudo sem recarregar a página, é lindo d+, hehehe

Comecei a fazer essa bagaça era uma 13:30, e terminei agora de 02:20, mais ficou do jeito que eu queria. Fiz um forme com um Select para listar os Títulos, e quando recebe um clique o texto na noticia é mostrado abaixo do list. Coloquei também um text para que se possa filtar o conteudo do list.

Quando clico em algum item do list, o resultado é mostrado no DIV response. Isso tudo sem recarregar a página. E quando filtra também não recarrega


E tudo isso começou porque eu precisava trocar 50 reaus para pegar o buzu, aí eu fui numa banca de revista e comprei uma www, edição 63, quem vem abordando Tablelass e AJAX.

Desde 2001 que eu num programa para net, antes eu só sabia asp, e quando comprei essa revista 2 semanas atrás, comecei a estudar PHP, CSS, XHtml, tableless e XML, hehehe. Na revista vem um exemplo sobre AJAX, mais não tá com o script do PHP (é que o CPaint funciona com ASP também) e também não é versão 2 do CPaint.

Tenho planos de fazer um sistema meu funcionar na NET, e usando AJAX é bom d+, sem recarregar a página.

Depois eu vejo se disponibilizo um exemplo lá no meu forum

Nesse site deve ter uns 200 links sobre o assunto, cabei de achar ele.
Max Kiesler


Falows

terça-feira, novembro 15, 2005

Web 2.0

Poxa, eu nem sabia que a internet tem versão, espero que num seja preciso fazer upgrade do meu micrinho, hehehe.

Eu num vou nem tentar definir o que significa Web 2.0, já que o pai da expressão também não consegue, hehehe. Ele define o que é Web 2.0 atráves de exemplos existentes. Qualquer coisa consultem a conferência que teve sobre o assunto conferência Web 2.0

Mas pelo que andei lendo, essa tal de Web 2.0 seria mais ou menos as tecnologias que já existem e que estão dando certo, o que essas tecnologias tem em comum, é que elas tem como base o padrão web. XHTML é uma "Web Standard"

Aproveitem e teste o browse Flock que está sendo desenvolvido para interagir com a Web 2.0

Definição retirada da página de download do Flock no Terra
Criado a partir do Firefox, o Flock é amplamente baseado em blogs, RSS, tags e bookmarks sociais - combinação que, juntamente com outros recursos, está sendo chamada de Web 2.0.

Download do Flock



Mais informações

Afinal, o que é a tal da Web 2.0?

Web 2.0: faça você também

Princípios fundamentais da Web

Flickr


corado
Originally uploaded by dprogrammer.

Acabei de criar uma conta no Flickr e já estou testando o esquema de publicar uma foto cadastra lá, aqui no Blog

espero não espantar o público que ainda não existe com essa foto, hehehe

Falows

Casa da Mãe Joana

Para aqueles que nunca visitaram, não percam a oportunidade de visitar este forum sobre os mais variados assuntos.

Lá tem de tudo, ou quase tudo. Neste espaço você encontrará áreas dedicadas ao entretenimento (Cinema, Música, etc.), Sexualidade (com muitas fotos sensuais, nada de pornografia), Jogos, Clans dos mais variádos jogos existentes na internet, Culinária, Arte & Design, sem falar do espaço para tratar de assuntos polêmicos e do espaço para tratar de todo o tipo de assunto.

Visite agora mesmo, não deixe para depois -> Casa da Mãe Joana

Qualquer coisa tem um link aqui no Blog.

Falows

segunda-feira, novembro 14, 2005

Começando

HI,

Já faz um certo tempo que estou na net, desde dez/97. E não sei por qual motivo, só agora que tou criando meu Blog. Na verdade ainda tentei iniciar um no space da micro$oft, mas nunca tive tempo/saco, uso mais para colocar fotos mesmo.

Não pretendo transformar esta budega no meu diário, mas pretendo falar de tudo, hehehe.

Não esqueçam de visitar meu forum, http://dprogrammer.cetasistemas.com.br/forum

É que eu faço programa para poder alimentar e vestir a minha família, hehehe. E costumo disponibilizar o que aprendo nessa vida.

Atualmente tou estudando PHP, XHtml e CSS. Tou querendo fazer site no padão web sem usar o artifício de Tables para construir o leiaute do site. Só na base do Tablelass

Mas o meu forte mesmo é o Delphi e o NSBasic.

é isso aí galera, bora visitar e retornar nessa porra.

Falows