quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Popup com parâmetros em Asp.net

Chega de tanto blá, blá, blá. Vamos ao que interessa. O código santo de cada dia, hehehe.

Em um trabalho envolvendo Asp.net, precisei exibir alguns dados em um GridView. Mas eu não queria exibir na mesma página e nem chamar outra página utilizando link. Fixei a idéia que deveria utilizar uma janela popup para exibir esse Grid. A consulta utilizada por ele recebia dois parâmetros informado pelo usuário. Data inicial e final.

Pensei que poderia passar os parâmetros pelo lado do servidor.

< id="Button1" runat="server" text="Popup usando JavaScript" onclientclick="popitup('Popup.aspx?texto="<% Response.Write(TextBox1.Text); %> /> < / asp : button >

Mas eu recebi essa linda mensagem de erro:

Parser Error Message: Server tags cannot contain <% ... %> constructs.


Eu sabia que poderia pegar o valor do controle utilizando JavaScript. Arrumei um exemplo para refrescar a memória no bom e velho Google e montei meu código.

Também tinha achado um exemplo para criar o código do Script do lado do servidor usando o método RegisterStartupScript. Esse método coloca o script na base da página - depois que o navegador receber todas as tags e antes da tag </form>.

Hoje de noite preparei um exemplo com essas duas formas de se chamar um Popup quando se trabalha com Asp.net


Tela da página ChamaPopup.aspx





Tela do Popup.aspx





Usando a opção de JavaScript, acrescentei um "return false" no evento para evitar que o postBack do botão seja acionado. Dessa maneira se o usuário clicar no botão de voltar do navegador, vai voltar para a página anterior e não "voltar" para a mesma página.

Quando estava preparando esse exemplo, pesquisei sobre o método RegisterStartupScript e achei dois excelentes artigos sobre o tema abordado aqui.

São eles:


Download do exemplo

http://www.4shared.com/file/60270705/1d5814e3/ChamaPopup.html

terça-feira, fevereiro 12, 2008

Meu primeiro MSDN WebCasts

Hoje participei do MSDN Webcasts sobre Visual Studio 2008, foi o meu primeiro. Estou começando a conhecer muita coisa da Microsoft que eu fazia questão de desconhecer. Quebrando paradigmas (sim, eu li o Monge e o Executivo, hehehe).

Tema de hoje.

Dicas e Truques do Visual Studio .NET 2008

Idioma(s): Português.
Produto(s): Visual Studio 2008 Professional,Visual Studio 2008 Standard.
Público(s): Desenvolvedores.
Mercado Relacionado: Serviços Profissionais.
Duração: 60 Minutos
Data de Início: terça-feira, 12 de fevereiro de 2008 20:00 Brasília

Visão Geral do Evento

Palestrantes: Renato Haddad e Alexsandro Antunes.

Neste Webcast, Renato e Alex irão abordar as dicas e truques do VS 2008 usados no dia a dia do desenvolvedor, explorando a ferramenta com produtividade. Veja como instalar o VS 2008, criar projetos em multi-plataformas, usar C# e VB.NET na mesma aplicação, aplicar CSS no ASP.NET 3.5, como adicionar Ajax em controles, Master-page encadeadas, exportar templates do ASP.NET 3.5, gerenciamento de Using/Imports, usar o Intellisense adequadamente, refactor, criar propriedades automáticas, extrair Interface de uma classe, criar um diagrama de classe, usar o Debug visualizer, uso de generics em coleções, novas facilidades do Class View, trocar a plataforma de aplicações móveis no Windows Mobile 6 e como criar um Code Snippet. Desta forma, você poderá explorar as principais funcionalidades do VS 2008.



Gostei do que vi. Dicas que tornam ainda mais fácil o trabalho no VS 2008.

Única parte que não gostei, foi por que não ganhei uma das 5 camisas sorteadas, hehehe.

Esses são os eventos que me inscrevi



Para acompanhá-los é preciso o Live Meeting. É possível participar de enquetes e enviar perguntas para os apresentadores.

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Sou Ágil e não conhecia o Ágil

Ano passado tomei conhecido do Desenvolvimento Ágil. Trata-se de um conjunto de metodologias de desenvolvimento de software.

Estava pesquisando sobre as metodologias existentes, já que caiu no meu colo a responsabilidade de ser um Analista de Sistemas Sênior (deve ser a idade. e o nome desse blog já existia, era do tempo que eu ainda era só um programador ).

Li o material que encontrei na wikipédia sobre o Desenvolvimento Ágil e Extreme Programming (XP), que é umas das metodologias. Captei algumas idéias sobre XP. Coloquei em prática a regra de sempre liberar uma release, de sempre está mostrando o que está sendo feito. Outras eu já praticava há anos. Pegava a idéia com o cliente, aprendia sobre o que ele estava solicitando e já começava a escrever o código. Também só fazia no começo o que era necessário para deixar o programa funcionando, depois é que eu ia incrementando. Sempre procurei implementar de maneira simples, sem muitas frescuras, sem muitos enfeites e bem objetivo. O que eu pecava mesmo era na comunicação com o Cliente, nos testes e na quantidade de bugs. Trabalhava sozinho e em casa, mas agora estou numa equipe, tentarei por em prática a programação em pares.

Por conta da correria no trabalho, acabei esquecendo de me aprofundar no assunto. Na verdade tinha até esquecido. Mas ontem eu achei sem querer um link sobre o assunto. Tava procurando material sobre C# e Asp.Net. Foi um artigo que encontrei no Linha de Código, e ele é recente. Identifiquei-me bastante com o artigo. Pretendo me aprofundar mais no tema e adotar o XP como metodologia a seguir. Ontem comprei até um livro no site da Americanas.

Também tomei conhecimento do Manifesto Ágil. Depois vou assiná-lo.

Amanhã publico um post com o material que achei sobre o que abordei aqui.

Problema na conexão Pc / Pocket PC

Andei enfrentando uns probleminhas no sincronismo entre o Micro e o Pocket PC. O PPC não estava sendo reconhecido e ainda aparecia uma mensagem na tela dele dizendo que não foi possível obter um endereço IP.

Executei uma rotina do ActiveSync para analisar a conexão. Foram encontrados dois problemas e para cada um deles foi indicando uma url para tentar solucionar o problema.

Sobre o problema do IP.
If the DHCP Client Service on the Computer is Not Running

Sobre o problema de não ser reconhecido.
If ActiveSync Cannot Receive Data Through Port 990

Ainda continuo com o problema do IP. O serviço DHCP já estava rodando. E o interessante é que o Firewall estava desativado, já que o roteador wi-fi tem um. Ativei o firewall do windows e adicionei a porta, fiz o mesmo no firewall do roteador. Depois disso sincronizou que foi uma beleza. Exceto a parte do Windows Media Player. Ainda falta concluir a atualização dele no PC.


quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Transforme seu Pocket PC em um iPod

Agora você pode transformar seu Pocket Pc/SmartPhone em um iPod. Basta instalar o programa pPod.



Ele tem o visual do iPod da terceira geração.



Assista uma demonstração do programa em funcionamento.

Já instalei no meu Qtek A9100. Agora "ouvo" meus mp3s com estilo, hehehe.

Download do pPod
http://brokenzero.com/2007/09/11/turn-your-pocket-pc-into-an-ipod/

terça-feira, fevereiro 05, 2008

Amanhã começa o Ano

Quem nunca disse que o ano só começa depois do carnaval ou nunca presenciou alguém dizendo, que atire o primeiro comentário, hehehe.

Na verdade estou aproveitando para retornar as atividades desse meu blog. Por que este ano para mim, começou ano passado.

Faz um tempão que num publico nada aqui. Depois que mudei para outro Estado e me fixei em uma empresa, complicou mais ainda meu tempo livre. Antes eu acordava umas 11 da manhã e ficava no computador até de madrugada, trabalhava em casa. Agora trabalho em uma empresa e em casa, hehehe. Acordo às 06:30 em vou dormir às 00:30.

E nesse retorno ao blog o que num vai faltar é assunto. Tou trabalhando com Oracle, Asp.Net e Windows Mobile. E ainda continuo com o Delphi, Firebird e NSBAsic. Não pretendo mais trabalhar com PHP, o Visual Studio é baum d+, hehehe. No VS tou usando o C# para programar. Ainda pretendo manter distância do Visual Basic, hehehe, mesmo ele sendo .net.

É isso aí. Amanhã estou aqui trazendo conteúdo. Tentando ser útil. Retribuindo o que aprendi durante todos esses anos.

PS: Ainda bem que o expediente amanhã no trabalho só começa depois do almoço, hehehe.