sábado, junho 21, 2008

Pascal para iniciantes, o vídeo

HI,

Acabei de assistir esse vídeo e tou com dificuldade até agora para respirar. É muito hilário, hehehe.

Vejam o quanto é complicado determinar se um número é primo ou não.





Até a próxima.

domingo, junho 08, 2008

Configurando o ActiveSync para Sincronizar com o Emulador

HI,

Pesquisando sobre como criar um arquivo de instalação para pocket pc, acabei aprendendo como configurar o ActiveSync para sincronizar com o emulador. Antes quando não sabia e precisei capturar as telas de um exemplo que fiz que utiliza o sql server mobile, tive que colocar um código para criar o banco de dados e uma tabela, já que não conseguir copiar o banco de dados no emulador.


Configurando o ActiveSync

Acesse a opção "Configurações de conexão" e marque a opção "Permitir conexões com um dos seguintes itens" e em seguida escolha o item "DMA". Clique em OK para confirmar.




Usando o Emulador

No Visual Studio, em Tools, escolha a opção "Device Emulator Manager...".



Clique com o botão direito do mouse em uma opção de Emulador e clique em Connect.



Para sincronizar o emulador com o ActiveSync, clique novamente com o botão direito sobre o tipo de emulador escolhido e clique em Cradle.




Em seguida será iniciado o processo de sincronia.





Caso tenha algum problema, dê um shutdown no emulador, depois vá nas configurações do ActiveSync e desmarque a opção de "Permitir conexões com um dos seguintes itens" e clique em OK. Em seguida ative novamente o emulador, clique em connect e depois em cradle. Acesse novamente as configurações do ActiveSync e marque a opção "Permitir conexões com um dos seguintes itens". Esse procedimento deve iniciar o processo de sincronia.


Qualquer dúvida é só perguntar.

Até a Próxima.



Fonte:

http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp_forprint.asp?comp=3958
http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms228714.aspx

domingo, junho 01, 2008

Desenvolvendo um Cliente FTP para Pocket PC

HI,

Agora estou na etapa de criar um cliente ftp para Pocket PC.

Achei um cliente de ftp em C# e fui tentar usar o código em um projeto Smart Device e não funcionou. Algumas classes não existem no Compact FrameWork. Ainda tentei achar uma solução no google para esse código e não tive êxito.

Nessa busca cheguei a encontrar o OpenNETCF Community, mas não consegui utilizá-lo. Trata-se de um conjunto de classes para diversas finalidades, uma delas é para implementar um cliente de ftp.


Tela do Cliente de FTP para windows em c#.




Na continuidade de minha busca, encontrei um código para um cliente de ftp que consegui implementar no programa para pocket pc.

Deu um pouco de trabalho devido a uma função da classe Char para converter uma string para um valor do tipo char que não existe no compact framework (utilizei o 2.0, não testei no 3.5).

Tive que encontrar uma alternativa para a função Char.Parse.

A solução que encontrei foi essa: de char ch = Char.Parse(ipData.Substring(i, 1)); para char ch = ipData[i];.

Deu trabalho por que eu tinha pego o código e tranformado em uma DDL. Utilizei a dll no programa e deu esse erro do Char.Parse. Descobri que o compact framework não suportava por que resolvi utilizar o código diretamente no projeto, aí o visual acusou que não existia a função Char.Parse.


Criei uma cópia da tela do ftp para windows.



Cheguei a testar as funções de listar o conteúdo de uma pasta e para fazer o download de um arquivo. Funcionou. Depois eu termino de implementar esse exemplo.

Download do código para criar um cliente de ftp para Pocket PC.
classe_cliente_ftp_windows_mobile.txt

Até a próxima.