segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Sou Ágil e não conhecia o Ágil

Ano passado tomei conhecido do Desenvolvimento Ágil. Trata-se de um conjunto de metodologias de desenvolvimento de software.

Estava pesquisando sobre as metodologias existentes, já que caiu no meu colo a responsabilidade de ser um Analista de Sistemas Sênior (deve ser a idade. e o nome desse blog já existia, era do tempo que eu ainda era só um programador ).

Li o material que encontrei na wikipédia sobre o Desenvolvimento Ágil e Extreme Programming (XP), que é umas das metodologias. Captei algumas idéias sobre XP. Coloquei em prática a regra de sempre liberar uma release, de sempre está mostrando o que está sendo feito. Outras eu já praticava há anos. Pegava a idéia com o cliente, aprendia sobre o que ele estava solicitando e já começava a escrever o código. Também só fazia no começo o que era necessário para deixar o programa funcionando, depois é que eu ia incrementando. Sempre procurei implementar de maneira simples, sem muitas frescuras, sem muitos enfeites e bem objetivo. O que eu pecava mesmo era na comunicação com o Cliente, nos testes e na quantidade de bugs. Trabalhava sozinho e em casa, mas agora estou numa equipe, tentarei por em prática a programação em pares.

Por conta da correria no trabalho, acabei esquecendo de me aprofundar no assunto. Na verdade tinha até esquecido. Mas ontem eu achei sem querer um link sobre o assunto. Tava procurando material sobre C# e Asp.Net. Foi um artigo que encontrei no Linha de Código, e ele é recente. Identifiquei-me bastante com o artigo. Pretendo me aprofundar mais no tema e adotar o XP como metodologia a seguir. Ontem comprei até um livro no site da Americanas.

Também tomei conhecimento do Manifesto Ágil. Depois vou assiná-lo.

Amanhã publico um post com o material que achei sobre o que abordei aqui.

Nenhum comentário: